Informações para a viagem: Informações gerais | Islândia Brasil



INFORMAÇÕES PARA A VIAGEM

INFORMAÇÕES GERAIS

Acesso à internet


Consulte a página Telefones e internet.

Achados e perdidos


Em Reykjavík, a seção de achados e perdidos fica na delegacia de polícia de Borgartún 7b (aberta de segunda a sexta, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00). Em qualquer outra cidade, simplesmente entre em contato com a polícia local.

Água


A Islândia possui uma das melhores águas para se beber do planeta, e toda água das torneiras é boa para beber. Até mesmo águas de rios e lagos são boas para serem bebidas, e a giárdia, um parasita intestinal da água, é muito rara. Tente não beber água de riachos que passem por regiões com animais e pastos. Em dúvida, ferva a água por dez minutos ou utilize purificadores de água que podem ser comprados em lojas de camping e aventura.

Álcool


A idade mínima para beber é de 20 anos. Os mercados possuem somente cerveja de baixo teor alcoólico; todo outro tipo de bebida alcoólica é vendida em lojas estatais chamadas vínbuð, com horário de funcionamento restrito. As leis para quem é pego bêbado na direção de veículo são muito rígidas; só uma dose pode te fazer passar do limite legal, de 0,05% de álcool no sangue.

Alfândega


Para uma listagem completa de itens permitidos, visite o site do Diretório de Alfândega (em inglês).

O que você pode levar para a Islândia:

  • Todo equipamento de direção e pesca deve ser desinfetado, incluindo luvas, botas e botas de água. Você precisará de provas de desinfecção de um veterinário autorizado, ou o equipamento será desinfetado na chegada e você pagará o custo.
  • Álcool: o turista com pelo menos 20 anos de idade pode trazer um litro de vinho ou 6 litros de cerveja, além de 1 litro de destilado. Se você não estiver carregando destilados ou cerveja, você pode trazer 2 litros e meio de vinho.
  • Moeda: não há limites para moeda estrangeira.
  • Comida: você pode levar até 3 kg de comida para a Islândia, mas nenhum ovo ou carne crua, e leite.
  • Animais de estimação: todos os animais necessitam de uma permissão da Autoridade Agrária. É difícil conseguir uma permissão, e o animal precisa passar por 4 semanas de quarentena, então viajar com animais normalmente não é uma opção.
  • Tabaco: turistas com 18 anos ou mais podem levar até 200 cigarros ou 250g de tabaco.

O que você não pode levar para a Islândia: a lei islandesa proíbe a exportação de aves, ovos de aves, ninhos de aves, cascas de ovos, muitos minerais raros, todas as estalactites e estalagmites das cavernas, e 31 plantas protegidas. Em outras palavras, deixe a natureza onde você encontrá-la. Objetos de interesse histórico ou arqueológico não podem sair do país sem permissão especial.

Aluguel de automóveis


Consulte a página Viajando pela Islândia.

American Express


Não há escritório da American Express na Islândia. Para enviar dinheiro, utilize o serviço da Western Union. O dinheiro aparecerá nas agências do maior banco da Islândia, o Landsbankinn.

Caixas eletrônicos


Consulte a página Dinheiro e custo de vida.

Código telefônico


O código para telefonar para a Islândia é o 354.

Correio


O serviço postal da Islândia (postur.is) é confiável e eficiente. O horário normal das agências dos correios em Reykjavík é das 9:00 às 18:00 nos dias úteis, mas os correios fecham mais cedo em outras cidades. As caixas de correio são vermelhas e marcadas com o nome Pósturinn. Os selos são vendidos em vários locais, incluindo os supermercados Nóatún; postos de gasolina N1, Olís e Shell; e em algumas livrarias.

Eletricidade


A voltagem na Islândia é 220V, 50 Hz AC, padrão europeu, e as tomadas são como as antigas brasileiras, com dois pinos redondos. Tomadas do padrão antigo brasileiro não necessitam de adaptador. As do novo padrão (três pinos) precisam de plugue adaptador, encontrado facilmente em aeroportos, tanto aqui como no exterior.

Embaixadas e consulados


Não há representação diplomática do Brasil na Islândia e vice-versa. Porém existe um consulado honorário, que possui atuações restritas:

Consulado Honorário da Islândia no Rio de Janeiro (Brasil)
Praia do Flamengo, 66, bloco B, sala 1015 – telefone: +55 21 2285-1795.

Emergências


Para incêndios, polícia, ambulância ou emergência médica, ligue 112 de qualquer telefone. Se você possuir um smartphone ou tablet, baixe o app oficial dos serviços de emergência islandeses, chamado 112 Iceland, disponível na AppStore da Apple.

Feriados


Locais comerciais fecham no dia de Ano Novo, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Domingo de Páscoa, Segunda-Feira de Páscoa, Primeiro Dia de Verão (terceira quinta-feira de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Dia de Ascensão (segunda metade de maio), Domingo e Segunda de Pentecostes (meados de maio ou início de junho), Dia Nacional (17 de junho), Feriado Bancário (primeira segunda-feira de agosto), véspera de Natal (a partir do meio-dia), Natal, Boxing Day (26 de dezembro), e véspera de Ano Novo. Para saber tudo o que acontece nos feriados islandeses, confira o Calendário de Eventos.

Fumo


É proibido fumar em todos os restaurantes, cafés, bares e hotéis.

Fuso horário


A Islândia sempre observa o horário de Greenwich, e não possui horário de verão. Isso significa que, durante quase todo o ano, a Islândia está sempre três horas à frente do Brasil. Durante o horário de verão brasileiro, essa diferença passa a ser de duas horas.

Gorjetas


Não se aceita gorjeta na Islândia, nem mesmo em restaurantes ou táxis. Não se espera receber gorjetas de estrangeiros.

Horário comercial


Os bancos normalmente abrem de segunda a sexta, das 9:15 às 16:00. Os horários do comércio normalmente é de segunda a sexta das 9 ou 10 da manhã até as 6 da tarde, e sábados das 10:00 até o início da tarde. Supermercados e lojas de conveniência em postos de gasolina abrem até mais tarde. Reykavík e algumas outras cidades possuem o 10-11, uma rede de mercados que abre 24h. O horário dos museus e atrativos turísticos varia bastante de um local para outro.

Idioma


A língua nacional é o islandês. O inglês é falado por todos, especialmente entre as gerações mais jovens. Para saber alguns termos básicos e úteis em islandês, veja a página Vocabulário e frases básicos. Para ver como as palavras são pronunciadas, veja o Guia de pronúncia.

Impostos


O imposto de vendas da Islândia, de 24,5% está incluso nos preços, mas os turistas podem receber a maior parte desses valores pagos seguindo algumas regras.

Leis de trânsito


Consulte a página Viajando pela Islândia.

Moeda


Consulte a página Dinheiro e custo de vida.

Passaporte


Para uma estadia de até 90 dias, não é necessário fazer um visto para a Islândia. Somente um passaporte, com validade de pelo menos seis meses após a data de saída da Islândia. Para maiores informações, consulte a página Documentos para entrada.

Segurança


Consulte a página Saúde e segurança.

Telefones


Consulte a página Telefones e internet.