Informações para a viagem: Pessoas com deficiência | Islândia Brasil



INFORMAÇÕES PARA A VIAGEM

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A Islândia possui muitas opções e recursos para turistas com deficiência, mas se esse for seu caso, você deve ligar e reservar com bastante antecedência para confirmar seus planos. Reykjavík e Akureyri são bem adaptadas, e novos prédios públicos precisam obedecer a um código rígido de acesso a cadeirantes. Mas no interior, locais com acessibilidade são poucos e distantes um dos outros, e os passeios geralmente envolvem andar longas distâncias sobre chão batido ou trilhas não pavimentadas. Um destaque é a Lagoa Azul, que possui bom acesso a cadeiras de rodas.

Sempre escreva com perguntas específicas nos hotéis antes de reservar. O site whenwetravel.com lista hotéis com acessibilidade universal em Reykjavík. Todas as fazendas da rede Icelandic Farm Holidays foram adaptados para pessoas portadoras de deficiência.

A maior parte dos museus em outras atrações turísticas oferece valor de entrada reduzido para turistas com deficiência. A Air Iceland oferece tarifas reduzidas, assim bem como a Smyril Line, o ferry boat que conecta a Islândia à Europa.

Transporte


Todas as companhias aéreas voando da e para a Islândia podem acomodar turistas com deficiências, e a Air Iceland, a companhia aérea doméstica principal, geralmente não tem problemas com cadeiras de rodas.

Todos os ônibus em Reykjavík possuem acessibilidade universal, mas os ônibus nas outras localidades normalmente não possuem elevadores ou rampas. As maiores operadoras de passeios possuem cada alguns ônibus com acesso para cadeira de rodas.

Os ferry boats de automóveis Baldur (que liga a Península Snæfellsnes aos Fiordes do Oeste), Herjólfur (que liga o arquipélago Vestmannaeyjar à Islândia) e Norröna (que liga a Europa à Seyðisfjörður, no leste da Islândia) possuem acesso para cadeira de rodas.

A locadora de automóveis Hertz (hertz.is) oferece um carro especialmente planejado para cadeirantes, mas não possui carros com controles manuais.

Passeios organizados


A empresa de passeios Hópferðaþjónusta Reykjavíkur (Brunastaðir 3; travelnet.is) organiza passeios para turistas com deficiência em ônibus especiais.

Organizações de ajuda


A Sjálfsbjörg (Hátun 12, em Reykjavík; sjalfsbjorg.is; aberta de segunda a sexta, das 8:00 às 16:15), que ao pé da letra quer dizer "auto-ajuda", é a associação islandesa para turistas com deficiências, com dezessete postos pelo país. Essa organização pode responder a perguntas ou oferecer ajuda com seu itinerário. Se você ligar e ouvir uma gravação, pressione "2" para falar com um agente. Apesar de vários hotéis possuírem apartamentos com acessibilidade universal, a Sjálfsbjörg também aluga apartamentos em seu próprio prédio.